quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

MA LIANG E O SEU PINCEL MÁGICO (Uma história do povo Han) - Contos Populares Chineses -  3ª Parte

....Um dia, depois de ter pintado um grou sem olhos...não teve cuidado e deixou cair tinta na cabeça da ave, precisamente no sítio onde deviam estar os olhos; instantaneamente, o grou abriu os olhos, bateu as asas e partiu voando. Logo toda a gente na cidade ficou excitada. E houve um bisbilhoteiro que foi relatar o facto ao imperador, que imediatamente ordenou que os guardas trouxessem Ma Liang à corte. Ele não queria ir; mas com belas promessas e ameaças veladas lá o conseguiram levar.
    Ma Liang tinha ouvido contar muitas histórias sobre a crueldade do imperador para com os pobres e odiava-o do fundo do seu coração. Por isso, quando o imperador lhe ordenou que pintasse um dragão, em vez disso pintou um sapo; quando o imperador lhe ordenou que pintasse uma fénix, pintou um galo. Esse sapo horrível e o ascoroso galo puseram-se aos saltos e a bater as asas em volta do imperador, sujando e molhando tudo, até que todo o palácio acabou por ficar fedorento. Então, o imperador, na maior das fúrias, ordenou aos seus guardas que metessem Ma Liang na prisão e lhe tirassem o pincel mágico.
    De posse do pincel mágico, o imperador experimentou ele próprio pintar. Primeiro pintou uma montanha de ouro. Depois, achando que uma montanha de ouro não era o bastante, acrescentou outra é mais outra, até que o quadro ficou uma massa de montanhas. Mas quando estava terminado, sabem o que aconteceu àquelas montanhas de ouro? Transformaram-se num monte de rochas. E, como eram muito pesadas no cimo, desmoronaram-se e quase esmigalharam os pés do imperador.
    Nem mesmo assim o imperador se curou da sua ganância. Como não conseguira pintar as montanhas de ouro, decidiu pintar barras de ouro. Pintou uma barra; mas pareceu-lhe demasiado pequena. Então, pintou uma maior; mas está ainda lhe pareceu também pequena. Por fim, pintou uma barra de ouro muito comprida. Mas quando tinha acabado a pintura, sabem o que aconteceu? A barra de ouro transformou-se numa serpente enorme, que avançou para ele com a grande boca vermelha toda aberta; e o imperador desmaiou de medo. Felizmente os seus servidores vieram rapidamente em seu auxílio, de contrário teria sido engolido por aquele terrível monstro.
    Verificando que não podia servir-se ele próprio do pincel mágico, o imperador libertou Ma Liang, ofereceu-lhe ouro e prometeu dar-lhe uma princesa em casamento.
    Ma Liang, que tinha forjado um plano, fingiu que aceitava todas as propostas. O imperador ficou muito satisfeito e restituiu-lhe o pincel mágico.
    — Se ele pintar uma montanha, - pensou o imperador - podem sair de lá animais selvagens. Melhor será que pinte o mar!
   E ordenou a Ma Liang que pintasse o mar.
   CONTINUA

Sem comentários:

Enviar um comentário