sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

ESCARAVELHO

     Era uma vez um escaravelho que ficava muito zangado sempre que eu o encontrava e lhe dizia: "Olá, escaravelho!". Eu não sabia porquê e só passado muito tempo é que ele me explicou:
     - Sabes, como sou ainda muito novo (ainda nem fiz um ano), acho um disparate que me chamem escaravelho.
     E eu logo:
     - Até amanhã, escaranovo!

     Era uma vez outro escaravelho que eu encontrei a seguir.
     - Bom dia, escaranovo! - disse eu.
     Ele ficou muito admirado a olhar para mim e eu pensei: "Este deve ser mesmo velho" e emendei com um sorriso:
     - Bom dia, escaravelho!
     Então é que ele ficou arreliado. Olhou-me bem de frente e disse:
     - Fique sabendo, caro senhor, que o meu nome é Alfredo.
     Depois, virou-me as costas com o maior desprezo e foi-se embora.
     Os escaravelhos são assim.

Álvaro Magalhães, "Histórias pequenas de bichos pequenos"

2 comentários:

  1. Pois e, o escaravelho nao quer dizer que seja velho, quem e novo em primeira mão, nao gosta que lhe chamem velho, e como eu? ,o escaravelho e muito parecido com a joaninha ,só que nao voa , nem tem pintas ,mas os pesticidas sao tão fortes que nos matam , e matam toda a bicharada que andam nos campos ,mas existe remédio para matar os escaravelho, anda a comer a rama as batatas , e depois la vai a Fátima que era muito bem mandada matar os escaravelho, sao fáceis de apanhar e matar , o proverbio diz cá se fazem cá se pagam, será que matei tanto escaravelho ,estou a pagar por isso? pois o Sr Alfredo ,nao era velho, ou nao queria ser ? A Dr .Paula e como a joaninha ,salta para aqui ,ora salta para acolá, la vai voando ,mas e muito querida , gostava de ser como ela ,voava logo para o Brasil ,nova, nao aparenta mais de 30 anos ,Bela como uma rosa ,amarela ,e a rosa da amizade ,diverte-se com a sua Flauta , e a viola ,canta , e fantástica eu a admiro muito ,sem peneiras ,eu diria ,uma Princesa das que aparecem nos contos de fadas , impossível nao se gostar de uma pessoa assim, mas a Don Manuela e igual ,como eu gostava de ser como a Don , Manuela ,sempre feliz um riso maravilhoso , mas nao sou ,Ja fui muito feliz mas as agruras da vida viraram-me ,de pernas para o ar , esta doença apagou-me o meu sorriso ,mas estou agarrada a vida ,nao quero que a luz se apague ,Fátima Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Muito bem pensado: quem é velho em primeira mão, não pode ser chamado de velho e, como todos somos velhos em primeira mão, nunca somos velhos!

    ResponderEliminar